terça-feira, 11 de setembro de 2007

Manuel Machado segue Santos

Manuel Machado já não é treinador da Académica. O treinador de 51 anos não resistiu ao mau início de época (três derrotas e um empate) e saiu do comando técnico, tal como já tinha acontecido com Fernando Santos no final da 1.ª jornada.

Até chegar a Coimbra, Manuel Macho tinha um percurso imaculado nas equipas que percorreu. Na Liga Portuguesa, teve dois anos no Moreirense, alcançando um 12.º e um 9.º lugar. Saiu depois para o V. Guimarães, onde protagonizou uma segunda volta espectacular, apurando a equipa para a UEFA no 5.º lugar. Ano seguinte aventura na Choupana. Resultado? Novamente UEFA. Nestes quatro anos, Manuel Machado conseguiu 50 vitórias em 136 jogos: um saldo mais que positivo.

Tinha chegado a altura de partir para Coimbra, criando desde logo expectativas nos adeptos de um regresso da Briosa às competições europeias. Com ele chegou um "contentor" de reforços de qualidade discutível e os resultados nunca foram os esperados. Ainda assim, Machado manteve-se. Este ano chegaram mais 12 reforços e a época parecia seguir pelo mesmo caminho. O destino provável era a saída e a direcção preferiu fazê-lo na paragem do campeonato.

Fez bem. Não gosto do discurso do Manuel Machado e não gosto do que fez desde que chegou a Coimbra. Para o futuro dos "estudantes", fala-se em Ulisses Morais e Rogério Gonçalves, mas o nome de Domingos Paciência não é mal visto para os lados de Coimbra. Ainda assim, o mais provável é chegar um Ulisses carregado de estratégias defensivas e livres ensaiados até ao tutano. A Académica não tem tarefa fácil e este ano não há Beira-Mar e Desp. Aves para facilitar.

Sem comentários: