
Outros países há, no entanto, que mantêm a aposta. No último ano, com uma frequência elevada, Domenech decide convocar entre 30 a 40 jogadores, marcando dois jogos particulares, normalmente em dias seguidos. Isto permite ao técnico acompanhar de melhor forma as alternativas, dar-lhes rodagem, dar-lhes ambiente de selecção, dar-lhes ânimo e motivação de estarem a ser observados. Hoje, a França "B" jogou com a República Democrática do Congo, uma das ausências da CAN, e não foi além de um empate a zero.
Numa perspectiva rápida, jogou com o guarda-redes Mandanda (22 anos, Marselha), a defesa com Sagna (24 anos, Arsenal), Méxes (25 anos, AS Roma), Boumsong (28 anos, Lyon) e Clichy (22 anos, Arsenal), meio-campo com Flamini (23 anos, Arsenal), Diarra (26 anos, Bordéus), Rothen (29 anos, PSG) e Nasri (20 anos, Marselha), sendo a dupla de ataque constituída por Jimmy Briand (22 anos, Rennes) e Djibril Cissé (26 anos, Marselha). Entraram o guarda-redes Hugo Lloris (21 anos, Nice), Jérémy Ménez (20 anos, AS Monaco) e Gäel Givet (26 anos, Marselha).
À primeira vista não é uma equipa necessariamente jovem. Nasri e Ménez com 20 anos são os elementos mais jovens, mas convivem com jogadores mais experientes como Rothen (29), Boumsong (28 e capitão nesta partida) e Cissé (26). Destaque para a forte presença de elementos do Arsenal. Arsène Wenger é um profundo conhecedor do futebol de formação francês e daí não se estranha as apostas em Sagna, Clichy e Flamini. Exceptuando Cissé, que é perseguido pelo azar, nenhum deles é presença assídua na selecção principal, mas essa tendência não se seguirá por muito mais tempo.
Há ainda espaço para aqueles que sendo promissores enquanto jovens não têm desenvolvido o suficiente para serem jogadores de selecção. Ou seja, os jogadores não são imediatamente rejeitados e dispõem de novas oportunidades. Mèxes é um caso, mas o avançado Jimmy Briand também precisa de confiança para explodir. Não será um Trezeguet ou Henry, mas tem capacidades para ser um avançado perigosíssimo.
Sem comentários:
Enviar um comentário