sábado, 20 de outubro de 2007

NEW YORK RED BULLS
Nas asas de Angel

Os New York Red Bulls já estão apurados para os playoffs da MLS, mas nem por isso facilitam nos jogos que ainda faltam. Em terceiro lugar na Conferência de Este, logo atrás de D.C. United e New England Revolution, os Red Bulls empataram os Galaxy e obrigaram-nos a uma conjuntura de resultados muito particular para conseguir lugar na próxima fase.

A principal força dos Red Bulls é o ataque. Bruce Arena, conhecido das lides da selecção, é o treinador de uma equipa que joga em 4x4x2 clássico, facilmente desdobrável para 4x2x4 a atacar. A referência incontornável no ataque é o colombiano Juan Pablo Angel. Depois de vários anos de experiência em Inglaterra, Angel aceitou o desafio de jogar na MLS e está a corresponder, sendo actualmente o melhor marcador da prova com 19 golos em 24 jogos.

A técnica que possui, a finta curta e a inteligência no posicionamento fazem dele uma mais-valia na frente de ataque, embora surja frequentemente em zonas mais recuadas para vir buscar jogo e solicitar os dois médios-alas ou o outro avançado. Com Angel no onze, o outro avançado perde necessariamente força. Wolyniek ou Sinisa Ubiparipovic nunca estiveram realmente em campo, mas os dois alas dão grande velocidade e potência à equipa.

Do lado esquerdo há Jozy Altidore. Com apenas 17 anos, foi uma das figuras da selecção no Mundial de Sub-20 e também o é em Nova Iorque. Com grande velocidade e capacidade de explosão, falta-lhe tranquilidade no trato com a bola. No outro lado Dane Richards. O "rookie" de Indiana, apesar dos 23 anos, é um dos favoritos a melhor estreante na Liga e comprova-o jogo após jogo. Excelente velocidade, capacidade de deixar o adversário para trás no 1x1 e inteligência no último passe. É um dos líderes da equipa em assistências - seis.

Na baliza, há Jon Conway, guarda-redes com bons reflexos. O quarteto defensivo é composto pelo lateral direito bastante ofensivo Hunter Freeman, dupla de centrais com Jeff Parke e Carlos Mendes e Van der Bergh ou Leitch no lado esquerdo. No centro do meio-campo, dois jogadores com características diferentes: Joe Vide é mais técnico, de passe curto e pouca progressão com bola, enquanto Seth Stammler é mais agressivo tanto a defender como a atacar, surgindo frequentemente na cabeça da área a procurar o remate.

Sem comentários: