sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

BANFIELD
3.º lugar promissor

É uma das equipas mais antigas no futebol argentino (1896) e, à semelhança de Rosario Central, Newell’s Old Boys, Quilmes e Estudiantes tem origem britânica.

Na história não contou com grandes jogadores históricos, à excepção do carismático Ricardo La Volpe, campeão mundial em 1978, mas nos últimos anos tem contado com grandes jogadores: Javier Zanetti, Mauro Camoranesi, Daniel Bilos, Jesus Dátolo, Júlio Cruz e Rodrigo Palacio.

Actualmente é treinado por Juan Manuel Llop que, depois da má época no ano passado e a irregularidade apresentada este ano, acabou por conquistar um brilhante 3.º lugar.

A nível individual apresenta alguns casos curiosos, começando pela baliza. Christian Luchetti é o dono das balizas... e das grandes penalidades. A equipa dispôs de seis grandes penalidades e foi sempre Luchetti a tentar converter. Conseguiu quatro golos e nas outras duas só nas recargas.

No meio-campo, Cristian Maidana, pertencente a uma família numerosa de jogadores, é imprescindível no lado direito, bem como Broggi no lado esquerdo da defesa e Barrales no ataque, que demorou a acertar com a baliza contrária (4 golos). Ainda assim não deixa de ser motivo de destaque que um jovem de 20 anos assuma já tal importância no ataque. No que toca a golos, Luchetti foi mesmo o melhor marcador, a par de Dario Cvitanich com seis golos.

A grande desilusão dá-se no ataque. Pablo Vitti, jogador de 22 anos, é um dos mais promissores do futebol argentino, mas não tem conseguido confirmar as previsões e Llop não lhe tem dado muitas oportunidades. Ainda por cima, com os maus resultados no início da época, decresceu o espaço para apostas. Fez apenas quatro jogos.

Curiosamente, os imprescindíveis de Llop parecem ser todos jovens, já que Maidana também tem apenas 20 anos. Só Ariel Broggi já tem 24 anos.

Jogadores a reter:
Christian Luchetti (guarda-redes), Ariel Broggi e Marcos Galarza (defesas), Cristian Maidana, (médio), Cvitanich e Barrales (avançados)

Sem comentários: