terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

CENTRAL COAST MARINERS
O erro de carreira de Vidmar

Antes do início da transmissão televisiva, os spots de John Aloisi e Tony Vidmar, os dois veteranos do Central Coast Mariners, repetiam-se. Focando o regresso ao campeonato australiano depois do sucesso internacional, ambos se apresentavam como ambiciosos para vencer o título local. O central Vidmar, figura do Glasgow Rangers entre 1997 e 2002, ia mais longe e dizia mesmo: "até agora... missão cumprida". Estava longe de imaginar o papel que teria na final contra os Newcastle Jets.

Com o equilíbrio dominante na partida, Vidmar perdeu o controlo da bola por momentos e permitiu o desarme de Bridge. O avançado dos Jets correu para a baliza e bateu Vukovic fazendo o único golo da partida. Dez minutos depois, aos 75, Vidmar era substituído. Um final de carreira inglório para o central.

No entanto, a derrota dos Mariners pode ter começado a surgir na ausência do onze titular do médio Tom Pondeljak. Votado como o segundo melhor jogador do campeonato, Pondeljak não estava a 100 por cento e Lawrie McKinna optou por deixá-lo no banco, dando a oportunidade a Greg Owens.

Apresentando-se em 4x4x2 e sem Pondeljak, as figuras eram o central Tony Vidmar e o avançado John Aloisi. Na baliza, Danny Vukovic. Sem ter tido muitas intervenções durante a partida, também não teve hipótese no golo sofrido. Nos instantes finais subiu à área para tentar o golo de igualdade e acabou por ser o principal destaque negativo. Não gostando da decisão do árbitro Mark Shield em deixar passar em claro uma grande penalidade a favor dos Mariners, Vukovic deu uma palmada no braço do juíz da partida. Resultado: Expulsão imediate e 15 meses de suspensão anunciados ontem.

O quarteto defensivo apresentou-se com Boogaard na direita, Ceccoli na esquerda e dupla de centrais composta por Wilkinson e Tony Vidmar. Face às variantes tácticas do adversário, os níveis de concentração do quarteto tinham que estar muito apurados e, até ao golo, foi Vidmar quem comandou. Na direita, Boogaard tentava ajudar a equipa no ataque sempre que podia, enquanto Ceccoli na esquerda teve muitas dificuldades em suster os ataques contrários, já que houve uma aposta clara dos Jets em aproveitar esse flanco.

No meio-campo, Greg Owens esteve longe de ser uma boa alternativa a Pondeljak. No lado esquerdo, Kwasnik conduziu grande parte dos ataques, sacando inúmeros cruzamentos para a área, apesar de John Aloisi nunca ter dado o melhor seguimento. No meio, Hutchinson foi um jogador mais reservado, dando liberdade a Jedinak. Foi Jedinak quem acabou por assumir a criação de jogo dos Mariners, ainda que sem muito sucesso. Nunca teve hipótese de tentar o remate de longe que lhe é característico. Pondeljak jogou os últimos quinze minutos, mas foi insuficiente para esboçar alguma reacção.

Na frente de ataque, além do veterano e inconformado Aloisi, jogou Petrovski. Nunca conseguiu ter espaço para jogar. Também nos últimos minutos, Matt Simon entrou para a frente e criou um par de oportunidades, inclusive um remate cruzado que passou a centímetros do poste direito da baliza de Ante Covic.

* Central Coast Mariners e Newcastle Jets encontraram-se na final, depois de os Mariners terem vencido a "Major Semi-Final" frente aos Jets, garantindo desde logo a presença na final. Os Jets tiveram que esperar pelo vencedor do encontro da "Minor Semi-Final" (Queensland Roar) para discutir a segunda vaga.

Sem comentários: