sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

BENIM
Participação sem brilho

Não se podia pedir mais aos Esquilos. Um animal pacato, pequeno, que incomoda pouco junto das Águias, Super Águias e Elefantes. A grande vitória desta selecção foi, basicamente, conseguir o apuramento para a CAN. Eliminando o Togo e a Serra Leoa no grupo 9 da qualificação, o Benim reencontrou o Mali no grupo B.

Formada praticamente por desconhecidos, a selecção do Benim tinha em Razak Omotoyossi, avançado do Helsingborg a grande figura. Avançado possante, rápido e que gosta de explorar os espaços vazios, acabou por não ser suficiente para conseguir qualquer ponto. Depois da derrota com o Mali (0-1, Kanouté de grande penalidade) e 1-5 com a Costa do Marfim, os Esquilos também não conseguiram deter a Nigéria (0-2).

O capitão desta equipa é Oumar Tchomogo, jogador do Portimonense. Forte fisicamente, foi uma das figuras do V. Setúbal de Norton de Matos, juntamente com Sirmana Dembelé. Com boa qualidade técnica e remate fácil, a idade começa a castigar.

Por outro lado, a curiosidade da selecção foi a convocação do defesa Alain Gaspoz. Numa altura que pensava já ter terminado a carreira, limitando-se à função de jogador-treinador do Bagnes da Suíça, Gaspoz foi um dos pilares da defesa, actuando nos três jogos como titular.

Estatísticas:
  • Dos 23 jogadores convocados pelo técnico alemão Reinhard Fabisch, seis não chegaram a ser utilizados: Djidonou, Rouga, Bio Ai Traore, Djiman Koukou, Soglo e Ouzerou
  • Apenas três jogadores actuaram os 270 minutos possíveis: o defesa Abdul Adenon (ASEC Abidjan), o médio Boco (Accrington Stanley) e o avançado Omotoyossi (Helsingborg)
  • O único golo apontado pela equipa foi da autoria da grande estrela: Omotoyossi
  • Os jogadores do Benim viram o cartão amarelo por cinco vezes: Adenon, Chrystosome, Gaspoz, Oketola e Sessegnon
  • O "português" Oumar Tchomogo, capitão da equipa, foi titular nas três partidas, falhando apenas os vinte minutos finais do primeiro encontro para dar lugar Abou Maiga
  • O Benim foi castigado com uma grande penalidade, logo na primeira partida frente ao Mali. Kanouté não desperdiçou

Sem comentários: